18 de fevereiro de 2010

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

A adoção das Metas Internacionais de Segurança do Paciente reflete boas práticas propostas por especialistas e é uma estratégia para redução do risco de erros e eventos adversos em Instituições de Saúde.



  •  Meta 1. Identificar os pacientes corretamente
Utilizar pelo menos duas formas de identificação do paciente antes de administrar medicamentos, sangue ou hemoderivados; antes de coletar amostras para realização de exames e antes de realizar quaisquer tratamentos ou procedimentos.


IMPORTANTE: O número do quarto não pode ser utilizado para identificar so paciente.


  •  Meta 2. Melhorar a eficácia da comunicação
Instituir um processo/procedimento para ordens/prescrições verbais ou telefônicas ou para informar resultados de exames, requerendo um processo de "ler de volta" a prescrição completa ou resultado de exame, pela pessoa que está recebendo a informação.


  •  Meta 3. Melhorar a segurança para medicamentos de alto risco
Remover eletrólitos concentrados das unidades de cuidado ao paciente.


IMPORTANTE: inclui, mas não se restringe a: cloreto de potássio, fosfato de potássio, cloreto de sódio > 0,9%.


  • Meta 4. Eliminar cirurgias / procedimentos errados, no paciente errado e na parte errada
1. Utilizar um check-list, incluindo uma revisão imediatamente antes do início do procedimento cirúrgico, para garantir que se trata do paciente certo, cirurgia certa e parte do corpo certa.


2. Desenvolver um processo ou check-list para verificar, antes de iniciar a cirurgia, se todos os recursos e equipamentos necessários para a cirurgia estão disponíveis, se são os requeridos e se estão funcionando adequadamente.


3. Marcar precisamente a parte do corpo onde a cirurgia será realizada. Utilizar uma marcação claramente compreensível e envolver, sempre que possível, o paciente nesse processo.


  •  Meta 5. Reduzir o risco de infecções hospitalares
Estar em conformidade com as diretrizes de higiene publicadas e aceitas.


  •  Meta 6. Reduzir o risco de lesão do paciente resultante de quedas
Avaliar e reavaliar periodicamente o risco de queda para cada paciente, incluindo o risco potencial associado ao uso de medicamentos, e implantar ações para reduzir ou eliminar os riscos identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe,dê sua opnião e sugestão sobe o tema desenvolvido em nosso blog.