20 de maio de 2011

Positive Deviance: conheça esta filosofia implementada no Einstein

Positive Deviance: filosofia de vanguarda reduz índice de infecções
Programa atingiu taxa zero de infecção e levou nome do Einstein para além das fronteiras nacionais

Em outubro de 2007, o Einstein foi pioneiro em iniciar um programa voltado para a redução do número de infecção hospitalar. Focado na conscientização e no aumento da higienização de mãos por parte dos profissionais de saúde, o programa é baseado na Positive Deviance – uma filosofia internacional de melhoria de processos, colocada em prática na área de controle de infecções, pela primeira vez no mundo, aqui no Einstein.

A ideia do Positive Deviance – assista ao vídeo abaixo e conheça a filosofia – é direcionar a melhoria dos processos pelas sugestões dos próprios envolvidos: no caso, os profissionais do atendimento (médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos etc.), que descobrem, no dia a dia, pequenos detalhes que podem fazer bastante diferença para a segurança do paciente.

O programa foi iniciado no Einstein, primeiramente, na unidade semi-intensiva do 7º andar. Em pouco tempo, ganhou a adesão de outras unidades do hospital, atingindo números surpreendentes de queda no índice de infecções.

Desde que a ideia foi trazida para o Einstein, um grupo multiprofissional foi formado para se reunir a cada 15 dias e, além de sugerir novas ações, acompanhar o desenvolvimento de cada proposta na prática.

Em alguns meses de 2010, por exemplo, as unidades chegaram à taxa zero de infecções. Outras melhorias foram sendo somadas ao atendimento e diversas ideias transformaram-se em prática contínua no hospital, colocando o Einstein em uma posição de vanguarda no que se refere ao atendimento completo da saúde de seus pacientes.

Em todo o mundo, a filosofia do Positive Deviance é aplicada em empresas de segmentos completamente diferentes e nunca havia sido utilizada na área da saúde, especificamente voltada para a prevenção de infecções.

Além de ter sido destaque no portal global do Positive Deviance, o programa do Einstein já foi apresentado em diversos congressos internacionais, levando o pioneirismo da instituição para além das fronteiras nacionais.

Assista ao video e acompanhe as melhorias que o Positive Deviance trouxe para o Hospital Israelita Albert Einstein. Entenda de que forma essa filosofia vem ajudando a instituição a alcançar resultados cada vez mais importantes no controle de infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe,dê sua opnião e sugestão sobe o tema desenvolvido em nosso blog.