Anvisa apresenta estratégias para segurança do paciente em hospitais e clínicas
por Saúde Business Web - 12/04/2010
Foco nas ações de melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde e ações de melhoria dos procedimentos cirúrgicos.
A Anvisa e a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) lançaram algumas iniciativas para melhoria da segurança do paciente em hospitais e clínicas.As estratégias desenvolvidas pela agência estão baseadas em dois desafios globais anunciados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): o primeiro está focado nas ações de melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde. O segundo desafio está relacionado às ações de melhoria dos procedimentos cirúrgicos.
De acordo com a Anvisa, o principal objetivo das ações é reduzir os casos de infecções hospitalares. Já a meta estipulada é diminuir em 30% os índices nacionais de infecção, em um prazo de três anos.
Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Segundo dados da OMS, cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório.
Manuais e materiais de apoio
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/index.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe,dê sua opnião e sugestão sobe o tema desenvolvido em nosso blog.