18 de fevereiro de 2010

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

A adoção das Metas Internacionais de Segurança do Paciente reflete boas práticas propostas por especialistas e é uma estratégia para redução do risco de erros e eventos adversos em Instituições de Saúde.



  •  Meta 1. Identificar os pacientes corretamente
Utilizar pelo menos duas formas de identificação do paciente antes de administrar medicamentos, sangue ou hemoderivados; antes de coletar amostras para realização de exames e antes de realizar quaisquer tratamentos ou procedimentos.


IMPORTANTE: O número do quarto não pode ser utilizado para identificar so paciente.


  •  Meta 2. Melhorar a eficácia da comunicação
Instituir um processo/procedimento para ordens/prescrições verbais ou telefônicas ou para informar resultados de exames, requerendo um processo de "ler de volta" a prescrição completa ou resultado de exame, pela pessoa que está recebendo a informação.


  •  Meta 3. Melhorar a segurança para medicamentos de alto risco
Remover eletrólitos concentrados das unidades de cuidado ao paciente.


IMPORTANTE: inclui, mas não se restringe a: cloreto de potássio, fosfato de potássio, cloreto de sódio > 0,9%.


  • Meta 4. Eliminar cirurgias / procedimentos errados, no paciente errado e na parte errada
1. Utilizar um check-list, incluindo uma revisão imediatamente antes do início do procedimento cirúrgico, para garantir que se trata do paciente certo, cirurgia certa e parte do corpo certa.


2. Desenvolver um processo ou check-list para verificar, antes de iniciar a cirurgia, se todos os recursos e equipamentos necessários para a cirurgia estão disponíveis, se são os requeridos e se estão funcionando adequadamente.


3. Marcar precisamente a parte do corpo onde a cirurgia será realizada. Utilizar uma marcação claramente compreensível e envolver, sempre que possível, o paciente nesse processo.


  •  Meta 5. Reduzir o risco de infecções hospitalares
Estar em conformidade com as diretrizes de higiene publicadas e aceitas.


  •  Meta 6. Reduzir o risco de lesão do paciente resultante de quedas
Avaliar e reavaliar periodicamente o risco de queda para cada paciente, incluindo o risco potencial associado ao uso de medicamentos, e implantar ações para reduzir ou eliminar os riscos identificados.

8 de fevereiro de 2010

Clic aqui e leia a reportagem da Enfermeira Dra. Silvia Helena de Bortoli Cassiani, na revista do Coren SP

Enfermeira Dra. Silvia Helena de Bortoli Cassiani, professora titular da Escola Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - criadora e coordenadora da  Rebraensp.

O que é uma assistência com qualidade ?

Para refletirmos um pouco e termos claro o que é importante avaliarmos na assistência que prestamos em nossos serviços de saude, citamos alguns  principios do Institute Of Medicine (IOM), organização não governamental e independente, reconhecida como autoridade em políticas de saúde e qualidade da assistência.


Assistência com Foco no Paciente
Oferecer assistência que atenda e respeite as preferências, necessidades e valores do paciente.


Assistência no Tempo Adequado
Reduzir esperas e atrasos, por vezes prejudiciais às pessoas que recebem e prestam o atendimento.


Eficiência
Evitar desperdícios e mau uso de materiais, equipamentos, idéias e energia.


Eqüidade
Respeitar a igualdade de direitos de cada um; dar assistência cuja qualidade não varie segundo características pessoais, tais como gênero, etnia, condições sócio-econômicas ou localização geográfica.


Efetividade
Prestar serviços adequados àqueles que deles se beneficiarão e utilizar os recursos de forma responsável, ou seja, evitar o uso excessivo ou insuficiente.


Segurança do Paciente
Evitar que a assistência prestada resulte em dano ao paciente.


Como isto esta sendo realizado em sua instituição ? Colabore, troque experiencias, deixe seu comenterio.